Segunda, 08 Fevereiro 2021 07:58

MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE MAQUINAS É PRIORIDADE DA PREFEITURA DE PARECIS/RO

A manutenção preventiva de máquinas é fundamental para reduzir custos, o procedimento ajuda a garantir a vida útil dos equipamentos.

Quando o objetivo é reduzir o custo de operação, a realização de manutenção preventiva é inevitável. Sem ela, os gestores têm de conviver com uma série de inconvenientes que vão de falhas inesperadas que comprometem a produtividade e o ambiente de trabalho a uma maior exposição a acidentes. Os cuidados com a manutenção também se justificam por questões financeiras. Como já diz o ditado, prevenir custa menos do que remediar.

Segundo o secretário de obras, Ronildo Alexandrino, com os recursos cada vez mais escassos e a necessidade de dimensionar as atividades da forma mais enxuta possível, “as manutenções preventivas, tornam-se ainda mais imprescindíveis para garantir o melhor desempenho das máquinas, de forma a evitar manutenções corretivas, que só ocorre após a quebra ou falha do equipamento”, explicou.

“É fundamental, por exemplo, garantir que as máquinas sejam operadas por profissionais treinados e habilitados para realizar o boletim diário com informações básicas sobre as máquinas, como estado de óleo e de água, freio, acelerador, indicadores de painéis, etc”. Frisou o diretor de obras, Aguimar Ferreira.

Apesar de sua relevância, a manutenção preventiva muitas vezes é negligenciada. “Alguns têm dificuldade em estabelecer, medir e controlar indicadores de desempenho, custos e consumos. O primeiro cuidado a ser adotado é seguir as especificações do fabricante, que definem quais e como as peças deverão ser avaliadas ou substituídas. Na maior parte das vezes, as atividades de manutenção preventiva em equipamentos incluem revisões parciais ou totais em períodos específicos, trocas de óleo e lubrificação. Com inspeções periódicas, para verificar vazamentos e eventual desgaste de componentes”. Reiterou o Prefeito municipal de Parecis, Marcondes de Carvalho.