Domingo, 28 Fevereiro 2021 20:46

AGEVISA INICIA TRABALHO COM FUMACÊ NESTE DOMINGO DIA 28/02/2021 EM PARECIS/RO

Fundo municipal de saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, intensifica as ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti em Parecis neste domingo (28/02). A equipe irá percorrer todos os bairros da cidade com o fumacê (UBV Pesado). Esse recurso será utilizado visando à diminuição da população adulta do mosquito, complementando as ações de rotina permanentemente desempenhadas pelos agentes de combate a endemias. Os percursos serão feitos em dois períodos do dia, das 05h às 08h e das 17h às 20h.

Segundo o técnico da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, Erenaldo da cunha santos, o trabalho em quatro ciclos é orientado, para melhorar o desempenho do inseticida, proporcionando maior eficiência na eliminação dos mosquitos ali presentes. “Essa repetição é para eliminar os mosquitos adultos de maneira mais eficaz. Se passarmos uma vez nesses locais com infestação alta, conseguimos matar os Aedes adultos. Na próxima semana, quando as larvas viram adultos, precisamos passar de novo e de novo na outra semana. Por isso, estamos sempre repetindo que precisamos do apoio da população para eliminar os focos, para evitar que tenha a larva”, explica Erenaldo.

Fumacê – é o nome popular da atividade de bloqueio do mosquito, a qual necessita de um carro com uma bomba para pulverizar o inseticida através do uso de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV). Nele, o equipamento realiza pulverizações em aerossol a frio, de modo a se tornar uma espécie de neblina no ambiente, que deixa o produto suspenso no ar. O mosquito, ao passar por essa neblina, é atingido pelas partículas do inseticida e eliminado.

O Prefeito, ressalta a importância da participação da população.  "Esta é uma luta de todos, fazendo-se necessário o empenho de cada munícipe, haja vista que, além da conscientização referente ações rotineiras, voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, conforme a equipe técnica da AGEVISA, durante a realização dos trajetos da caminhonete com a pulverização do fumacê, para melhor aproveitamento se faz necessário, a abertura de portões, portas e janelas". Reiterou o prefeito Municipal de Parecis, Marcondes de Carvalho.