Sexta, 11 Junho 2021 10:07

VACINA CONTRA A COVID-19 PARA PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS EM PARECIS/RO

CONTRA A COVID-19: PREFEITURA COMEÇOU ONTEM A VACINAR PESSOAS A PARTIR DOS 50 ANOS SEM COMORBIDADES

Na última quarta-feira (09), a unidade básica de saúde (UBS) recebeu pessoas com idade acima dos 50 anos, para a primeira dose da vacina de Oxford, AstraZeneca contra Covid-19.

A imunização aconteceu das 8h00 às 12h, no centro da cidade na praça municipal e também nas acomodações da Usina de Calcário em Parecis (RO). Mais de 260 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município.

A Prefeitura de Parecis através do fundo municipal de saúde (FMS), avança na campanha de vacinação contra a Covid-19. Na última quarta-feira 09 de junho, iniciou a imunizar de pessoas a partir de 50 anos de idade sem comorbidades. O novo grupo totalizou ontem 261 pessoas que receberam a primeira dose da vacina Oxford, AstraZeneca contra Covid-19. A vacinação aconteceu na praça municipal Jair Pereira Duarte, das 8h00 às 12h, onde foram vacinados 231 munícipes entre 50 à 59 anos de idade sem comorbidades. A imunização também aconteceu na Usina de Calcário do Grupo Cesar Cassol, onde foram imunizados 30 trabalhadores industriais, preconizados pelo plano nacional de imunização.

Lembrando que: “a campanha de vacinação da faixa etária entre 50 à 59 anos de idade continua até o dia 18 de junho. Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência na sala de vacinação anexo ao hospital municipal. No caso de pessoas com comorbidades é preciso cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração pela Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização”, ressaltou a coordenadora do fundo municipal de saúde, Aline Duarte.

“Este grupo de 50 à 59 anos, estava na programação de vacinação dos grupos já anunciados, onde receberam a primeira dose da vacina de Oxford, AstraZeneca contra Covid-19. De acordo com dados da Divisão de Epidemiologia, ontem foram vacinados em Parecis 231 munícipes na praça municipal, além de 30 trabalhadores industriais do Grupo Cesar Cassol, que trabalham na Usina de Calcário em Parecis, os quais fazem parte do grupo preconizado pelo plano nacional de imunização do ministério da saúde, onde receberam a primeira dose da vacina nas acomodações da Usina de Calcário no nosso município. No total 1.083 munícipes já receberam pelo menos a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 em Parecis (22,5% da população municipal). Vamos iniciar a vacinação para pessoas na faixa etária entre 45 e 49 anos, a partir do dia 28 de junho, onde o público estimado é de 850 pessoas”, esclareceu o nobre secretário de saúde, Sérgio Leão de Araújo.

A vice-prefeita municipal falou sobre a importância das vacinas e sobre o dia nacional da imunização. “Ontem foi o Dia Nacional da Imunização. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades como a caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras”, frisou Fabiene Alves da Silva.

“O Brasil tem um dos maiores programas públicos de vacinação do mundo. O resultado disso é a erradicação e eliminação de doenças de grande impacto para a população e saúde pública, como a varíola e a poliomielite. Neste ano, com a vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde mostra a força e a tradição do SUS em realizar grandes campanhas. Já são mais de 105 milhões de doses distribuídas no país, com previsão de que toda a população com indicação de uso das vacinas Covid-19 seja imunizada até o final do ano. O SUS segue como referência em vacinação, assegurando o acesso universal às vacinas cientificamente recomendadas para a população. Parabéns a todos os profissionais envolvidos na imunização da nossa população”, finalizou o prefeito municipal de Parecis, Marcondes de Carvalho.